terça-feira, 2 de abril de 2019

Aula 25/03 - Int. à pesquisa qualitativa Cap2 e Cap4

 FLICK, U., Introdução à Pesquisa Qualitativa (Métodos de Pesquisa), tradução: Costa, J. E., 3. Edição, Porto Alegre: Artmed, 2009



Nessa aula a discussão foi baseada no capitulo 2 e do capitulo 4 do livro do Uwe Flick, que é psicólogo e sociólogo. Atualmente é Professor de Métodos Qualitativos no Departamento de Gestão de Enfermagem da Alice Salomon University of Applied Sciences (Berlim, Alemanha) e Professor na Memorial University of Newfoundland (St. John's, Canadá). As principais áreas de investigação em que trabalha são os métodos qualitativos, as representações sociais no âmbito da saúde pública e individual e a mudança tecnológica no quotidiano das pessoas. É autor e co-editor de vários livros incluindo Qualitative Research: a Handbook(2002) e Psychology of the Social (1998).



Como assim??? Como pode a pesquisa qualitativa ter tantas maneiras, métodos e técnicas? Essa foi a minha grande surpresa ao adentrar por esse mundo, que até então, parecia-me algo menor do que a pesquisa quantitativa com a qual eu estava acostumada.

A pesquisa qualitativa sempre me sugeria ser algo que "depende" e "tanto faz", afinal, se é qualitativa, cada um poderia ter uma opinião sobre o assunto. No entanto, não é assim na prática. Se no Capítulo 4 o Uwe faz uma abordagem bem direta sobre a importância da etica na pesquisa qualitativa e as funções  do Conselho de Ética, no Capitulo 2 fica claro que esse tipo de pesquisa necessita ter claramente definido qual a perspectiva e dentro dela qual a escola escolhida, assim, como o instrumento de coleta e análise dos dados. Uma sobrevista sobre isso pode ser vista nesse capitulo.

Capitulo 2: o autor fundamenta a pesquisa qualitativa, discutindo limites e tendência. O texto ainda coloca características e abordagens desse tipo de pesquisa. Seções que o texto está organizado com um pequeno resumo:
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- A relevância da pesquisa qualitativa
Relevante nas relações sociais, atualmente acelerada e consequentemente bem diversificada, levando os pesquisadores a novas situações nunca antes enfrentadas.
- Os limites da pesquisa qualitativa como ponto de partida
Os princípios são: isolar causa-efeito, entender relações teóricas, operacionalizar essas relações, medir e quantificar alguns fenômenos, desenvolver planos de pesquisa para generalizar descobertas. Porém tem-se percebido que os resultados das ciências sociais raramente são usados e percebidos na vida cotidiana. Além disso o texto comenta sobre a importância de formulações empíricas bem fundamentadas.
- Aspectos essenciais da pesquisa qualitativa
Quadro 2.1: Apropriabilidade de métodos e teorias, Perspectivas dos participantes e suas diversidades, Reflexividade do pesquisador e da pesquisa, Variedade de abordagem e de métodos na pesquisa qualitativa
- Breve histórico da pesquisa qualitativa
Iniciou-se na psicologia e nas ciências sociais em 1928. Tem duas linhas de avanço: a alemã e a americana, conforme tabela 2.1:

- A pesquisa qualitativa no início do século XXI – estado da arte
Existem várias perspectivas, relacionadas com as suposições teóricas no modo de compreender os objetos e também no foco metodológico (Tabela 2.2). Além das diversas escolas (Quadro 2.2).

Avanços e tendências metodológicas
Vários avanços e tendências, ainda mais com o crescimento tecnológico! Veja Quadro 2.3.
- Como aprender e ensinar a pesquisa qualitativa
Pesquisas são muito diversificadas e heterogêneas e além do estudo e conhecimento da técnica, deve incluir uma pesquisa específica buscando um caminho entre teoria e prática. Raramente se discute as falhas da pesquisa qualitativa.
- A pesquisa qualitativa no final da modernidade

Quatro  tendências: 1) retorno a oralidade (narrativas); 2) estudos empíricos e concretos; 3)retorno dos sistemas locais em contrapartida aos universais; 4)localização temporal do problema.


Capitulo 4: há uma preocupação do autor em se aprofundar na ética da pesquisa qualitativa, principalmente no que diz respeito aos códigos e comitês. Seções que o texto está organizado com um pequeno resumo:

- A demanda por ética na pesquisa e os dilemas éticos da pesquisa qualitativa.
A ética na pesquisa qualitativa está diretamente relacionada com a proteção de seus participantes e das regras de boa prática profissional.

- Códigos de ética – uma resposta a todas as perguntas?
Não existe um código de ética unanime, mas tem algumas considerações que são: - não maleficência, - beneficência, - autonomia ou autodeterminação (exceto em caso de vulneráveis) e - justiça.
- Comitê de ética – uma solução?
A falta de ética considera a reprodução de trabalhos de outros ou até o autoplagio, e também a não contribuição do trabalho e isso não é considerado nos comitês, uma vez que não tem pessoas em todas as áreas a serem analisadas.

- Como proceder eticamente na pesquisa qualitativa?
 Consentimento informado
 Evitar causar danos na coleta de dados
 Fazer justiça ao participantes na análise dos dados
 Confidencialidade na redação da pesquisa
 O problema do contexto nos dados e nas pesquisas

- A ética na pesquisa qualitativa – indispensável a uma pesquisa melhor.
A pesquisa qualitativa, tem normalmente como característica a sua adaptabilidade ao que acontece na pesquisa prática, principalmente por ser muito aberta.

Sugestão de leitura complementar (não específico para pesquisa qualitativa, mas muito interessante sobre ética): https://integrity.mit.edu/


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