terça-feira, 9 de abril de 2019

Aula 01/04a Entrevistas Narrativas Schütze

SCHÜTZE, Fritz. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (Orgs.). Metodologia da Pesquisa Qualitativa em Educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p.210-222.

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 4.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005, p.90-113.

Essa aula foi baseada em 2 artigos sobre pesquisas biográficas, mais especificamente, as pesquisas narrativas. Como tive que coordenar a discussão em aula, montei esse fluxograma para me guiar e ajudar os colegas comparando os textos da Jovchelovitch e do Schütze.

No livro do Schütze ....

O texto apresenta algumas considerações do autor sobre pesquisa biográfica e entrevista narrativa, a partir da visão de um sociólogo alemão que tentou fugir das macroestruturas das ciências sociais e aplicar esse conceito nas estruturas processuais dos cursos de vida individuais. Alguns tópicos do texto são:

- O interesse pelas estruturas processuais no curso da vida
A entrevista narrativa é colocada como a individualização de processos  sociais baseados em macroestruturas de grupo como idade, classe ou tipo. O autor ainda restringe o campo da pesquisa biográfica com a teoria de abordagem subjetiva quando se interessa pelo contexto de reconstrução de histórias de vida. É importante através da entrevista narrativa conseguir entender a estrutura temporal e sequencial da historia de vida do portador da biografia.

- A técnica de entrevista narrativa autobiográfica e passos para a análise de narrativas autobiográficas improvisadas
Nesse tópico o autor coloca os passos tanto para fazer a entrevista quanto para analisar
Para fazer: 1) narrativa autobiográfica inicial (não deve ser interrompida); 2) faz perguntas para entender melhor a ligação entre os fatos; 3) perguntas para explorar o assunto narrado.
Para analisar: 1) análise formal do texto; 2) descrição estrutural do conteúdo; 3) abstração analítica; 4) análise do conhecimento; 5) comparação contrastiva (mínimo e máximo); 6) construção de um modelo teórico
- A estrutura processual da trajetória ilustrada em um estudo de caso
O autor apresenta um estudo de narrativa para análise social de um aluno, considerando o principio de condicionamento por meio das condições socioestruturais e externamente determinantes da existência. Apresenta trechos da entrevista.

- Alternativas de análise e aplicação da entrevista narrativa autobiográfica
É apresentado três diferentes dimensões de impacto que a interpretação sociológica das entrevistas pode tomar: 1) Destaque das estruturas processuais elementares no curso da vida. 2) Na análise contrastiva deve-se procurar os comparativos mínimos e máximos, sem se esquecer que o processo social tem um impacto sobre o curso da vida. 3) realizar uma orientação biográfica com o entrevistado, com  base no levantamento, transcrição e análise de  uma narrativa

·         Citações:
“ O que aconteceu nas histórias de vida que nos interessam sociologicamente?” pg2

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