SCHÜTZE,
Fritz. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, Wivian; PFAFF,
Nicolle (Orgs.). Metodologia da Pesquisa Qualitativa em Educação: teoria e
prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p.210-222.
JOVCHELOVITCH,
Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G.
Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 4.ed.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2005, p.90-113.
Essa aula foi baseada em 2 artigos sobre pesquisas biográficas, mais especificamente, as pesquisas narrativas. Como tive que coordenar a discussão em aula, montei esse fluxograma para me guiar e ajudar os colegas comparando os textos da Jovchelovitch e do Schütze.
No livro do Schütze ....
O texto apresenta algumas
considerações do autor sobre pesquisa biográfica e entrevista narrativa, a
partir da visão de um sociólogo alemão que tentou fugir das macroestruturas das
ciências sociais e aplicar esse conceito nas estruturas processuais dos cursos
de vida individuais. Alguns tópicos do texto são:
- O interesse pelas estruturas
processuais no curso da vida
A entrevista narrativa é colocada
como a individualização de processos
sociais baseados em macroestruturas de grupo como idade, classe ou tipo.
O autor ainda restringe o campo da pesquisa biográfica com a teoria de
abordagem subjetiva quando se interessa pelo contexto de reconstrução de
histórias de vida. É importante através da entrevista narrativa conseguir
entender a estrutura temporal e sequencial da historia de vida do portador da
biografia.
- A técnica de entrevista
narrativa autobiográfica e passos para a análise de narrativas autobiográficas
improvisadas
Nesse tópico o autor coloca os
passos tanto para fazer a entrevista quanto para analisar
Para fazer: 1) narrativa
autobiográfica inicial (não deve ser interrompida); 2) faz perguntas para
entender melhor a ligação entre os fatos; 3) perguntas para explorar o assunto
narrado.
Para analisar: 1) análise formal
do texto; 2) descrição estrutural do conteúdo; 3) abstração analítica; 4)
análise do conhecimento; 5) comparação contrastiva (mínimo e máximo); 6)
construção de um modelo teórico
- A estrutura processual da
trajetória ilustrada em um estudo de caso
O autor apresenta um estudo de
narrativa para análise social de um aluno, considerando o principio de
condicionamento por meio das condições socioestruturais e externamente
determinantes da existência. Apresenta trechos da entrevista.
- Alternativas de análise e
aplicação da entrevista narrativa autobiográfica
É apresentado três diferentes
dimensões de impacto que a interpretação sociológica das entrevistas pode
tomar: 1) Destaque das estruturas processuais elementares no curso da vida. 2)
Na análise contrastiva deve-se procurar os comparativos mínimos e máximos, sem
se esquecer que o processo social tem um impacto sobre o curso da vida. 3) realizar
uma orientação biográfica com o entrevistado, com base no levantamento, transcrição e análise
de uma narrativa
·
Citações:
“ O que aconteceu nas histórias de vida que nos
interessam sociologicamente?” pg2
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