terça-feira, 9 de abril de 2019

Aula 01/04b Entrevistas Narrativas Jovchelovitch

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 4.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005, p.90-113.

Essa aula foi baseada em 2 artigos sobre pesquisas biográficas, mais especificamente, as pesquisas narrativas. Como tive que coordenar a discussão em aula, montei esse fluxograma para me guiar e ajudar os colegas comparando os textos da Jovchelovitch e do Schütze.

No artigo da Jovchelovitch ....

O texto apresenta uma releitura da obra de Schutze pelos autores Jovchelovitch (brasileira) e Bauer. A autora retoma as indicações de Schutze (inclusive algumas não publicadas) e complementa com mais detalhes.

- Questões Teóricas
Contar histórias tem um papel fundamental na conformação de fenômenos sociais, daí a importância das narrativas, considerando ainda que elas possuem infinitas variedades e podem fazer parte da vida de qualquer um, em qualquer lugar, em qualquer tempo e indexadas. Considera ainda as dimensões cronológicas (episódios independentes) e não cronológica (um contexto para todo enredo), fazendo com que os eventos sejam ligados pelo tempo e pelos sentidos.

- A entrevista narrativa
Esquema autogerador com três características: 1) textura detalhada (quantidade de detalhes), 2)fixação da relevância (aspectos relevantes, apesar dos desdobramentos) e 3) Fechamento da Gestalt (finalização).


O texto também condena o formato de entrevista pergunta-resposta por considera-la engessada (entrevistador escolhe o tema, formula pergunta e determina a linguagem).

- Vantagens e fraquezas da entrevista narrativa
Dois problemas: expectativas dos informantes (sujeito da pesquisa) e formalismos das regras, que deveriam nortear a entrevista.

- Indicação diferencial da entrevista de narrativa
Sugestão dos autores sobre áreas a se usarem as narrativas: 1) investigação de acontecimentos específicos, 2) projetos onde existem várias versões, 3) projetos que combinem histórias de vida e contextos sócio-históricos.
Nem toda situação produz uma narrativa “útil”. Existem também problemas do pesquisador ao formular o tópico inicial, por exemplo. Situações problemas: 1) subprodução devido a um trauma, 2) subprodução devido a cultura de não se expor, 3) pessoas que militam contra a causa, 3) superprodução por ansiedades neuróticas e 4) superprodução por  “contadores de historias” profissionais.

- Análise de entrevista narrativa
Inicialmente deve-se atentar para a transcrição, cujo detalhamento depende do interesse. Deve-se prestar atenção nas características paralinguisticas (tom e pausas).
Possui três propostas: 1) proposta pelo Schütze (6 passos), 2) análise temática (paráfrase, categorias e codificação, analise quantitativa) e 3) análise estruturalista (cronológicos e não cronologicos).

- Narrativa, realidade e representação
A seriedade da narrativa este em entende-la como discurso, mas também o que está por trás do discurso. Importante não valorizar demais, nem de menos. Dois momentos: apenas escutar (real, não copiam, abertas à comprovação, inseridas no contexto sócio-histórico). No segundo momento situar a narrativa em relação ao queprocura o entrevistador, entendendo que ela representa um individuo, mas também o mundo que ele está inserido.

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